Pedagogia Hospitalar: Os Desafios e a Importância da Atuação do Pedagogo na Área Hospitalar

Autores

  • Francinalva Barros Rodrigues UNIRG
  • Gildevane Campos da Silva UNIRG
  • Dálcio Rosário Alves UnB

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021373p156

Palavras-chave:

pedagogia social, inclusão, hospital

Resumo

Dentre as diversas aéreas da pedagogia podemos citar a Pedagogia Social caracteriza-se como um fazer pedagógico capaz de suprir as necessidades educacionais da sociedade como um todo, uma vez que o aprendizado não acontece apenas em instituições escolares, mas também em ONGs, hospitais, abrigos, dentre outros. Este artigo tem como objetivo apresentar por meio de uma pesquisa qualitativa com base bibliográfica, as precauções que o pedagogo hospitalar deve adotar quanto na educação e adaptação do estudante/paciente. Para a busca de material foi utilizado a pesquisa em periódicos acadêmico como Google Acadêmico, Scielo, Science utilizando os seguintes descritores: pedagogia hospitalar, metodologia, história da pedagogia e outros termos que envolvem esta área. A modalidade de ensino hospitalar é uma modalidade de ensino de educação especial, sua finalidade é a atuação dos educadores dentro do ambiente hospitalar no atendimento às crianças com necessidades temporárias de educação especial. Os hospitais têm a responsabilidade de encontrar métodos alternativos e qualificados para que os pacientes possam usar métodos educacionais por um período de tempo. Concluiu-se que a pedagogia hospitalar leva o ensino e a aprendizagem a crianças e adolescentes impedidos de frequentar a escola por motivos de saúde. Tendo como objetivo que os alunos não sejam prejudicados nos estudos.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Rodrigues, F. B., Silva, G. C. da, & Alves, D. R. . (2021). Pedagogia Hospitalar: Os Desafios e a Importância da Atuação do Pedagogo na Área Hospitalar. Epitaya E-Books, 1(13), 156-166. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021373p156

Edição

Seção

Capítulo de Livro