O processo de Educação Para Menores Infratores: Papel do Pedagogo

Autores

  • Maria Luana Muniz UNIRG
  • Maria Natachya Mendes UNIRG
  • Dálcio Rosário Alves UnB

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021373p179

Palavras-chave:

educação, menores infratores, pedagogo

Resumo

O presente trabalho lida com o caso de menores infratores, as instituições que possuem estudantes em conflito com a lei precisam zelar para que os adolescentes não sofram preconceito e assim possa ser reinseridos na sociedade. As infrações na adolescência possuem vários aspectos e múltiplos motivos. Normalmente estão associados à economia, às políticas públicas, até mesmo aos aspectos pessoais. Garantir a educação é uma das principais dificuldades da escola, diversos são os fatores que contribuem para essa não garantia, entre elas podemos destacar a falta de acolhimento do menor infrator, problemas na infraestrutura, ordens disciplinares entre outros. Este estudo tem como objetivo geral compreender qual é o papel do pedagogo quando vemos o desenvolvimento do processo educativo oferecido a adolescentes infratores. Por meio de um estudo bibliográfico, através de pesquisa em artigos, livro e teses, entre 2015 e 2021. A violência que se move dentro de uma escola é       tão assustadora que se torna muito difícil à sua contensão ou a resolução por parte dos gestores e demais membros pertencentes da comunidade escolar. Sendo assim buscam-se diversos recursos para a garantia dessa integração do adolescente ao meio social e sua permanência no ambiente escolar, nesse contexto surge oportunidades de aprendizagem para contribuir nesse sentido. O pedagogo é um profissional o qual tem por função auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, compreendendo as dificuldades de aprendizado e intervindo junto a elas, por meio de diversas ferramentas pedagógicas.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Muniz, M. L. ., Mendes, M. N., & Alves, D. R. . (2021). O processo de Educação Para Menores Infratores: Papel do Pedagogo. Epitaya E-Books, 1(13), 179-193. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021373p179

Edição

Seção

Capítulo de Livro