Velhas Práticas Para Novos Tempos Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Igor Alves Bento UNIRG
  • Dálcio Rosário Alves UnB

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021373p129

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, concepção de ensino, ensino de qualidade, velhas práticas, criticidade novos tempos

Resumo

O artigo trata-se da posição do professor frente à prática docente no processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo em vista a importância do docente na formação do educando para o exercício de sua cidadania, chamo atenção nas concepções progressistas de ensino, recorrendo às teorias de John Locke, Paulo Freire, Selma Pimenta, Demerval Saviani dentre outros. Tendo como objetivo discutir a construção do saber em sala de aula compreendendo a construção social e histórica que influencia diretamente a educação. A metodologia do estudo tem como base a pesquisa qualitativa com análise dos materiais de diversos autores do campo educacional. Espera-se com o artigo uma contribuição sobre a ação docente, que seja capaz de ressignificar estas práticas, tornando-as mais eficazes e assim garantir uma educação de maior qualidade que gere uma aprendizagem significativa e de real valor para o sujeito aprendiz. Conclui-se que as mudanças paradigmáticas de aprendizagem tornaram o educando um sujeito ativo no processo de ensino, não sendo mais possível o uso de velhas práticas nesse novo tempo.

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Bento, I. A., & Alves, D. R. . (2021). Velhas Práticas Para Novos Tempos Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Epitaya E-Books, 1(13), 129-144. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021373p129

Edição

Seção

Capítulo de Livro