Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita em Crianças no Ensino Fundamental

Autores

  • Lucyara Cristina Pereira de Souza UNIRG
  • Patricia Ferreira de Menezes UNIRG
  • Dálcio Rosário Alves UnB

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021373p119

Palavras-chave:

aprendizagem, dificuldade, leitura, escrita

Resumo

O objetivo desta pesquisa é investigar as dificuldades encontradas pelos alunos na leitura e na escrita, caracterizar as possíveis causas de interferência na aprendizagem e refletir sobre as práticas pedagógicas que estão sendo utilizadas para melhorar as habilidades de leitura dos alunos. No decorrer dessa trajetória, com base na busca bibliográfica, mostrar que é evidente como os alunos do ensino fundamental já chegam a escola possuindo dificuldade de leitura, seja palavras escritas ou explicações sobre o que leem e ouvem, e quase não conseguem expressar seus pensamentos por meio da ortografia ou ainda não possuem o domínio de interpretar texto. São vários os motivos que levam a dificuldade de leitura e escrita, as mais conhecidas e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH. O professor, com auxílio de seu coordenador pedagógico, deve passar a identificar as habilidades do aluno e as áreas que precisam mais atenção, além de recomendar aos pais que auxiliem no acompanhamento e desenvolvimento do estudante.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Souza, L. C. P. de, Menezes, P. F. de, & Alves, D. R. . (2021). Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita em Crianças no Ensino Fundamental. Epitaya E-Books, 1(13), 119-128. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021373p119

Edição

Seção

Capítulo de Livro