Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita em Crianças no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021373p119Palavras-chave:
aprendizagem, dificuldade, leitura, escritaResumo
O objetivo desta pesquisa é investigar as dificuldades encontradas pelos alunos na leitura e na escrita, caracterizar as possíveis causas de interferência na aprendizagem e refletir sobre as práticas pedagógicas que estão sendo utilizadas para melhorar as habilidades de leitura dos alunos. No decorrer dessa trajetória, com base na busca bibliográfica, mostrar que é evidente como os alunos do ensino fundamental já chegam a escola possuindo dificuldade de leitura, seja palavras escritas ou explicações sobre o que leem e ouvem, e quase não conseguem expressar seus pensamentos por meio da ortografia ou ainda não possuem o domínio de interpretar texto. São vários os motivos que levam a dificuldade de leitura e escrita, as mais conhecidas e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH. O professor, com auxílio de seu coordenador pedagógico, deve passar a identificar as habilidades do aluno e as áreas que precisam mais atenção, além de recomendar aos pais que auxiliem no acompanhamento e desenvolvimento do estudante.