PEDAGOGIA HOSPITALAR NO BRASIL

Autores

  • Elimeire Alves de Oliveira UNIRP
  • Tiago Moreno Lopes Roberto UNIRP
  • Ana Paula Rodrigues UNIRP
  • Estela Alves Mesquita Web UNIRP
  • Suéllen Danúbia da Silva UNIRP
  • Ijosiel Mendes UNIRP

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025790p115

Palavras-chave:

PEDAGOGIA HOSPITALAR, BRASIL, EDUCAÇÃO

Resumo

A Constituição Federal de 1988 assegura que a educação é um direito de todos, devendo ser garantida pelo Estado como um direito fundamental e social. Nesse contexto, a legislação brasileira prevê o atendimento pedagógico-educacional para crianças e adolescentes em idade escolar obrigatória (4 a 17 anos) que estejam impossibilitados de frequentar a escola devido a tratamentos de saúde prolongados, seja em ambiente hospitalar ou domiciliar.

A pedagogia hospitalar, também denominada Classe Hospitalar, integra a Educação Especial e tem como objetivo assegurar a continuidade do aprendizado para alunos hospitalizados, minimizando os impactos emocionais e favorecendo seu desenvolvimento cognitivo. Essa prática se consolidou ao longo do século XX como uma resposta à necessidade de inclusão educacional para crianças em situações de vulnerabilidade médica. A pedagogia hospitalar surgiu no século XX, inicialmente voltada para atender crianças em orfanatos e em situação de abandono.

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Publicado

2025-04-21

Como Citar

Oliveira , E. A. de ., Roberto , T. M. L. ., Rodrigues , A. P. ., Web, E. A. M. . ., Silva, S. D. da ., & Mendes, I. . (2025). PEDAGOGIA HOSPITALAR NO BRASIL. Epitaya E-Books, 1(99), 115-118. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025790p115

Edição

Seção

Resumo

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