PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO CONTEXTO DA MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Autores

  • Felipe Sfolia
  • Laura Leme de Araujo Rodrigues da Silva
  • Lorenna Batista Braga de Sousa
  • Pedro Augusto Chalup Simão Perez
  • Stephanie Bueno

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.20250224p30

Palavras-chave:

PRÁTICAS INTEGRATIVAS, PRÁTICAS COMPLEMENTARES, MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Resumo

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) têm ganhado crescente reconhecimento no Sistema Único de Saúde (SUS) como estratégias voltadas à promoção da saúde, prevenção de doenças e cuidado integral. No contexto da Medicina de Família e Comunidade (MFC), essas práticas assumem papel relevante por valorizarem a abordagem centrada na pessoa, o vínculo longitudinal, o autocuidado e a integralidade.

Terapias como auriculoterapia, acupuntura, meditação, fitoterapia e práticas corporais têm sido incorporadas na Atenção Primária à Saúde (APS), oferecendo alternativas seguras e baseadas em evidências para manejo de condições crônicas, dor, ansiedade e estresse. A ampliação dessas práticas representa um avanço para um cuidado mais humanizado, ampliando a resolutividade e fortalecendo o modelo biopsicossocial de atenção.

Downloads

Publicado

2025-12-23

Como Citar

Sfolia, F. ., Silva, L. L. de A. R. da ., Sousa, L. B. B. de ., Perez, P. A. C. S. ., & Bueno, S. . (2025). PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO CONTEXTO DA MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE. Epitaya E-Books, 1(121), 30-31. https://doi.org/10.47879/ed.ep.20250224p30

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>