EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO E ASTRONOMIA - CBNB - SEMEARTE

Autores

  • José Carlos Pistilli
  • Jussara Cassiano Nascimento
  • Viviane Perdomo Santos
  • Andréa Jansen da Silva
  • Selma Almeida de Jesus

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.20250040p35

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, sustentabilidade, astronomia, trânsito urbano - espaço cósmico

Resumo

O presente artigo foca a interdisciplinaridade necessária para o desenvolvimento da consciência ecológica e o estabelecimento do compromisso com a sustentabilidade, na abordagem da problemática do trânsito urbano sob o olhar da astronomia. Nessa perspectiva, cita o exemplo do projeto interdisciplinar denominado SEMEARTE desenvolvido no Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), pertencente à Aeronáutica. Tendo como proposta pedagógica o uso da ludicidade, da arte e das tecnologias, o projeto defende que a dinâmica dos astros pode servir como metáfora para a organização do trânsito, destacando a necessidade de equilíbrio, previsibilidade e respeito às leis naturais e sociais. Dentro dessa estética pedagógica, o projeto sinaliza para o incremento do protagonismo e da consciência ecológica mais ampla e responsável do corpo discente e, para tanto, desde a dimensão urbana à cósmica. Essa consciência, semente que deve ser plantada na escola, fará surgir pessoas para a sociedade mais preparadas para tomar decisões responsáveis que propiciem sua contribuição para um futuro sustentável nas cidades, no planeta Terra, no espaço Cósmico.

Downloads

Publicado

2025-09-04

Como Citar

Pistilli, J. C. ., Nascimento, J. C. ., Santos, V. P. ., Silva, A. J. da, & Jesus, S. A. de. (2025). EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO E ASTRONOMIA - CBNB - SEMEARTE. Epitaya E-Books, 1(110), 35-42. https://doi.org/10.47879/ed.ep.20250040p35

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>