PROCESSO DE TRABALHO E FATORES ASSOCIADOS À SAÚDE DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO
Resumo
Este livro é resultado de estudos e pesquisas realizados no âmbito do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local, do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Maria Geralda de Miranda.
A pesquisa procurou analisar e discutir a relação entre trabalho e saúde dos professores, que efetivamente lecionavam no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino, no Rio de Janeiro, no período de 2017 a 2019.
Na execução da pesquisa, procurou-se promover a identificação do nível de satisfação dos docentes e as percepções que eles tinham acerca das questões relacionadas à saúde decorrentes da atuação profissional. A pesquisa contou com a participação de professores do colégio Dr. Albert Sabin e do Instituto Sara Kubitschek, ambos em Campo Grande, RJ.
O estudo foi direcionado para as questões relacionadas aos possíveis vínculos entre as condições e processos de trabalho, e manifestações de mal-estar físico e psíquico, identificados como causadores de adoecimento destes profissionais.
A partir da análise dos relatos, constatou-se uma diversidade de sintomas físicos e psicológicos, devido às condições estruturais das escolas e ao contexto da profissão, um quadro que leva ao adoecimento diagnosticado como stress, ansiedade, tensão ou problemas emocionais, ou ainda leva ao surgimento de doenças como a depressão e síndrome de Burnout. Além de problemas nas cordas vocais e problemas osteomusculares, coluna e LER/DORT, os quais foram os mais relatos pelos participantes.
O intuito desta publicação é contribuir com estudantes e pesquisadores da área de Educação, que além de estudos disciplinares de suas respectivas áreas, precisam também refletir sobre a carreira e os seus caminhos e rumos.
O autor