A Contribuição Pedagógica do Jogo e da Brincadeira na Educação Infantil

Autores

  • Sonia Aparecida de Franco Truquemática
  • Wibberley Ferreira de Souza Beletti Rede Municipal de Diadema

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022410p160

Palavras-chave:

educação infantil, ludicidade, jogos, brincadeiras

Resumo

Neste trabalho faremos uma pesquisa bibliográfica enfatizando o imenso universo que é a ludicidade, às formas de expressões, valores, o brinquedo, as brincadeiras e os jogos como instrumentos pedagógicos. Na tentativa de explicitar a ludicidade com uma atitude pedagógica que deve ser vivenciada e trabalhada proporcionando o desenvolvimento infantil da criança de forma integral desde a mais tenra idade que contempla a Educação Infantil. É relevante que o profissional reflita a devida importância que o lúdico traz para o processo de ensino e aprendizagem em diferentes contextos enquanto criança e aluno, e também, buscar conceitos e práticas que foram construídas com a ludicidade em sua formação inicial e sempre levando em consideração as mudanças que poderão ocorrer em sua prática. Nessa perspectiva tem-se com o objetivo de possibilitar a compreensão  de que o jogo e a brincadeira embargam as diferentes realidades culturais e socioeconômicas em que as crianças estão inseridas na sociedade. Esta é uma pesquisa bibliográfica e teve uma metodologia qualitativa para demonstrar as ideias que diversos autores tem a respeito do lúdico na Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2022-02-23

Como Citar

Franco, S. A. de, & Beletti, W. F. de S. (2022). A Contribuição Pedagógica do Jogo e da Brincadeira na Educação Infantil. Epitaya E-Books, 1(3), 160-172. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022410p160

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.