A Contribuição Pedagógica do Jogo e da Brincadeira na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022410p160Palavras-chave:
educação infantil, ludicidade, jogos, brincadeirasResumo
Neste trabalho faremos uma pesquisa bibliográfica enfatizando o imenso universo que é a ludicidade, às formas de expressões, valores, o brinquedo, as brincadeiras e os jogos como instrumentos pedagógicos. Na tentativa de explicitar a ludicidade com uma atitude pedagógica que deve ser vivenciada e trabalhada proporcionando o desenvolvimento infantil da criança de forma integral desde a mais tenra idade que contempla a Educação Infantil. É relevante que o profissional reflita a devida importância que o lúdico traz para o processo de ensino e aprendizagem em diferentes contextos enquanto criança e aluno, e também, buscar conceitos e práticas que foram construídas com a ludicidade em sua formação inicial e sempre levando em consideração as mudanças que poderão ocorrer em sua prática. Nessa perspectiva tem-se com o objetivo de possibilitar a compreensão de que o jogo e a brincadeira embargam as diferentes realidades culturais e socioeconômicas em que as crianças estão inseridas na sociedade. Esta é uma pesquisa bibliográfica e teve uma metodologia qualitativa para demonstrar as ideias que diversos autores tem a respeito do lúdico na Educação Infantil.