Jogos e Brincadeiras no Universo da Aprendizagem: O Desenvolvimento da Criança na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022427p95Palavras-chave:
lúdico, educação, ensino, jogos, brincadeiraResumo
Atualmente, os jogos e as brincadeiras estão obtendo um maior espaço e importância em relação às abordagens referentes à infância, principalmente como uma maneira de desenvolver as habilidades cognitivas, afetivas, motoras e sociais. As atividades lúdicas podem ser consideradas, tarefas do dia a dia na educação infantil. Este artigo objetiva analisar o papel da ludicidade na aprendizagem das crianças na educação infantil e como isso reflete no desenvolvimento de suas habilidades. Diante dessa pesquisa questiona-se: qual o papel da ludicidade na aprendizagem das crianças na educação infantil? A utilização dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem estimula e desperta a atenção e o interesse dos alunos no conteúdo aplicado nas aulas, desenvolvendo suas habilidades próprias, além de contribuir com a comunicação e a interação entre os alunos, de uma forma mais leve e divertida. Esse trabalho apresenta os estudos Vygotsky, Piaget e Wallon e como o lúdico está presente em toda prática das crianças, contanto que seja desenvolvida de forma espontânea, sem imposições. A mediação do educador com o seu aluno na hora do jogo é de extrema importância e deve ser feita no momento certo. Com isso, o aluno assimilará com mais facilidade o conteúdo trabalhado, poderá vivenciar, descobrir, criar e recriar regras.