Práticas Inclusivas para a População LGBTQIA+: Uma Abordagem Necessária nas Escolas
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021304p193Palavras-chave:
Inclusão, População LGBTQIA , EscolaResumo
Este artigo propõe abordar sobre práticas inclusivas para a população LGBTQIA+ nas escolas. A escolha do tema fundamenta-se no preocupante quadro de violência a qual estão submetidos milhares de jovens LGBTQIA+. O estudo foi desenvolvido através de pesquisas bibliográficas que discorrem sobre a temática, cujo principal objetivo é tratar sobre o desafio da escola se constituir como um espaço de resistência, não apenas celebrando as diferenças, mas problematizando-as e levando toda a comunidade escolar a pensar criticamente na condição de homens e mulheres na sociedade, descontruindo preconceitos sociais que existem historicamente pelo patriarcado. Torna-se importante trabalhar essa temática a fim de que educadores e educandos reconheçam que promover práticas efetivas para a população LGBTQIA+ no ambiente escolar não é apenas uma proposta ousada de inclusão, mas oportuna e totalmente necessária.