Sexismo na Primeira Infância

Autores

  • Gisele Rosário Reis Silva UNISUAM
  • Priscylla Blusztejn Moreira UNISUAM
  • Stella Alves Rocha da Silva UNISUAM

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022427p104

Palavras-chave:

sexismo, educação infantil, gênero, desigualdade

Resumo

O presente artigo discute a presença do Sexismo na Primeira Infância ressaltando a maneira negativa como a presença de práticas sexistas podem afetar o desenvolvimento das crianças. Deste modo, buscamos referências teóricas em estudos sobre gênero, desigualdade, sexualidade, sexismo e educação, que embasam nossos apontamentos, das quais podemos destacar Carvalho, Finco, Louro e Viana. Sua produção foi pautada na pesquisa documental de revisão bibliografia, com realização de leitura exploratória, seletiva e interpretativa através de base de dados de fontes seguras. Consideramos, que boa parte dos profissionais, ainda se deixam afetar pelo conservadorismo que permanece presente atualmente, adotando posturas sexistas, mesmo que em poucos momentos, influenciando na construção social das crianças. Confirmamos a necessidade de formação docente para diversidade.

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Publicado

2022-03-10

Como Citar

Silva, G. R. R., Moreira, P. B., & Silva, S. A. R. da. (2022). Sexismo na Primeira Infância. Epitaya E-Books, 1(5), 104-116. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022427p104

Edição

Seção

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