A Família na Escola: Uma Breve Análise Sobre a Participação da Família no Processo de Alfabetização e Letramento
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022427p117Palavras-chave:
família, escola, alfabetização, letramentoResumo
O artigo tem como temática “A família na escola: uma breve análise sobre a participação da família no processo de alfabetização e letramento”. Esta pesquisa se justifica na vontade de construir uma narrativa que possa orientar todos os envolvidos no processo de educação e escolarização sobre como podemos construir um ensino de qualidade para a formação cidadã das novas gerações. O artigo tem como objetivo analisar a importância da participação dos integrantes familiares no cotidiano escolar relacionado ao processo de letramento e alfabetização dos educandos. O mesmo teve seu desenvolvimento de cunho bibliográfico, por intermédio de fontes já publicadas que abordam a temática, a fim de aprofundar a discussão e produzir um material que colabore com o arcabouço da categoria. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo, na qual é demonstrado o valor da conexão família e a escola no método de alfabetização e letramento dos educandos. Os principais teóricos utilizados na pesquisa foram Cagliari (1995), Gil (2008), Lacasa (2010), Soares (2007) e Tiba (2002). É válido destacar que como o fechamento das escolas, atividades realizadas remotamente, escolas funcionando em meio período quando devidamente autorizadas pelas competências públicas de saúde e educação, trouxeram inúmeras discussões sobre a importância da participação da família na vida escolar e a apontaram um crônico desinteresse da participação. De modo geral, constata-se que o artigo salienta a colaboração da família, mostrando a relevância da escola para a alfabetização e letramento, que estabelece lacuna para uma direção em que a escrita e a leitura do educando estão efetivas, sendo diretamente conectado aos costumes sociais da vida.