Educação em saúde, envelhecimento e bem-estar

Autores

  • Maria Geralda de Miranda Instituto Escrever
  • Helena Portes Sava de Farias Instituto Escrever
  • Bruno Matos de Farias Instituto Escrever

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022625

Palavras-chave:

Saúde, Longevidade, Idosos

Resumo

O livro Educação em saúde, envelhecimento e bem-estar, traz estudos e pesquisas em andamento, apresentados no Congresso Brasileiro de Educação em saúde, envelhecimento e bem-estar, sobre diversas temáticas.
O Ministério da Saúde define Educação em saúde como processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que visa à apropriação temática pela população, e conjunto de práticas do setor que contribui para aumentar a autonomia das pessoas (FALKENBERG, 2014).
A Organização Mundial da Saúde, OMS, por meio do Expert Committee on Planning and Evaluation of Health Education Services (Comitê de Especialistas em Planejamento e Avaliação dos Serviços de Educação em Saúde) assinala que o “foco da educação em saúde está voltado para a população e para a ação” e que seus principais objetivos são: a) adotar e manter padrões de vida sadios; b) usar de forma judiciosa e cuidadosa os serviços de saúde colocados à sua disposição, e c) tomar suas próprias decisões, tanto individual como coletivamente, visando sempre melhorar suas condições de saúde e as condições do meio ambiente (LEVY et. al., 2016).
A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, ONU, por meio do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, ODS, de número 3 e de suas 13 metas, orienta os Estados no sentido de assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. A meta 3.1 prevê reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100.000 nascidos vivos. A meta 3.2 orienta no sentido se acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos. Já a 3.3 prevê acabar com as epidemias da AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, e combater a hepatite, doenças transmitidas pela água, e outras doenças transmissíveis.
A meta 3.4 objetiva até 2030 reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar. A meta 3.7 visa assegurar o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planejamento familiar, informação e educação. E a meta 3.8 visa atingir a cobertura universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e o acesso a medicamentos e vacinas essenciais seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis para todos.
Esperamos contribuir com o debate sobre Educação em saúde, necessária e fundamental para um envelhecimento saudável e para prevenção de doenças, por isso convidamos a todos os interessados em discutir questões ligadas à saúde a fazerem a sua inscrição no Congresso Brasileiro de Educação em Saúde, CBES, em um dos eixos temáticos propostos. Há espaço também para a apresentação de suas experiências e projetos.

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Miranda , M. G. de, Farias, H. P. S. de ., & Farias, B. M. de. (2022). Educação em saúde, envelhecimento e bem-estar . Epitaya E-Books, 1(22), 1-99. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022625

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