PRÁTICAS NORTEADORAS PARA UMA BOA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO AMBIENTE DE TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2023953Palavras-chave:
Resíduos, Trabalho, Meio AmbienteResumo
Este manual é resultado de pesquisa junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local (PPGDL) do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), vinculado à Área de Ciências Ambientais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa foi orientada pela Profa. Dra. Maria Geralda de Miranda, na linha de pesquisa Estado, Sociedade e Desenvolvimento Local, no âmbito do projeto de pesquisa Laboratório de Políticas Públicas e Governança (LAGO).
O objetivo primordial do Manual é contribuir, divulgar informações, conscientizar e influenciar funcionários e colaboradores a desenvolverem hábitos mais sustentáveis, no que tange principalmente à gestão de resíduos sólidos no local de trabalho. A pesquisa a partir da qual se originou a ideia de elaborar este Manual gerou também uma dissertação de mestrado intitulada:
O Manual Educativo apresenta sugestões de descarte adequado de materiais, descrição acerca da pauta ambiental, sobretudo dos ODS 11 e 12, buscando despertar a sensibilização para que cada um seja um protagonista, não apenas um simples espectador. O engajamento no compromisso de proteção ao meio ambiente, usando a razão como guia, é fundamental para garantir que as futuras gerações possam usufruir de um ambiente natural e saudável.