A INFLUÊNCIA DO ESTRESSE E DOS FATORES PSICOSSOCIAIS NA HIPERTENSÃO ARTERIAL

Autores

  • Felipe Sfolia
  • Laura Leme de Araujo Rodrigues da Silva
  • Thalita Juarez Gomes
  • Olga Maria Castaneda Rubio

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.20250224p28

Palavras-chave:

ESTRESSE, FATORES PSICOSSOCIAIS, HIPERTENSÃO ARTERIAL

Resumo

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma das doenças crônicas mais prevalentes no mundo e um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. Embora fatores como predisposição genética, dieta inadequada e sedentarismo sejam amplamente reconhecidos, o papel do estresse e dos fatores psicossociais tem recebido crescente atenção na literatura científica.

Condições como sobrecarga laboral, conflitos familiares, dificuldades socioeconômicas e baixa rede de apoio social contribuem para a ativação crônica do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e do sistema nervoso simpático, elevando os níveis pressóricos. Esse conjunto de condições favorece não apenas o surgimento, mas também a manutenção e agravamento da hipertensão. Assim, compreender a relação entre aspectos emocionais, sociais e o controle pressórico é fundamental para uma abordagem integral e multidimensional da doença.

Downloads

Publicado

2025-12-23

Como Citar

Sfolia, F. ., Silva, L. L. de A. R. da ., Gomes, T. J. ., & Rubio, O. M. C. . (2025). A INFLUÊNCIA DO ESTRESSE E DOS FATORES PSICOSSOCIAIS NA HIPERTENSÃO ARTERIAL. Epitaya E-Books, 1(121), 28-29. https://doi.org/10.47879/ed.ep.20250224p28

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>