TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES AOS PROFESSORES

Autores

  • Andréia Ferreira Nascimento de Paula Must University
  • Adriana Zampieri Martinati Must University

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025783p71

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Desafios, Professores, Ensino e Aprendizagem

Resumo

A presença de tecnologias nas últimas décadas influenciou muito os métodos de comunicação e aprendizagem. É fundamental realizar pesquisas que lancem novas luzes sobre as tecnologias para a comunidade acadêmica e seus estudantes, a fim de potencializar o desenvolvimento educacional e alcançar resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem. O principal objetivo deste estudo foi analisar os principais desafios enfrentados pelos professores ao utilizar Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em sala de aula. Este estudo assume a forma de uma pesquisa bibliográfica conduzida por meio de uma revisão de literatura e documental, com uma abordagem qualitativa e natureza básica, com o objetivo exploratório ao tema. É evidente que as tecnologias digitais de informação e comunicação desempenham um papel vital na construção do conhecimento, tornando-as indispensáveis na educação contemporânea. Os educadores devem passar por formação na área de tecnologia. As conclusões demonstram consistentemente que a integração das tecnologias digitais é uma ferramenta altamente valiosa que promove o envolvimento e a colaboração na educação, resultando em aulas divertidas e interativas para os alunos. No entanto, esta abordagem exige que os professores adotem uma mentalidade crítica e reflexiva, adaptando o uso da tecnologia às circunstâncias individuais de cada aluno. Isto garante que todos tenham igual acesso e compreendam os potenciais benefícios pedagógicos que a tecnologia oferece. Foram identificados numerosos desafios, incluindo acesso limitado à internet e recursos tecnológicos, bem como preparação inadequada entre professores e famílias. Apesar destes obstáculos e das disparidades associadas à incorporação de tecnologias digitais na aprendizagem remota, é evidente que elas têm a capacidade de facilitar diversas experiências de ensino e aprendizagem aos alunos.

Downloads

Publicado

2025-02-25

Como Citar

Paula , A. F. N. de ., & Martinati, A. Z. . (2025). TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES AOS PROFESSORES . Epitaya E-Books, 1(95), 71-94. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2025783p71

Edição

Seção

Capítulo de Livro