A Escolha do Curso de Educação Física: A Visão dos Discentes do Curso e suas Expectativas
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021298p16Palavras-chave:
Escolha do curso;, Atuação profissional, Mercado de trabalhoResumo
Neste artigo serão ressaltados, como é a visão e a escolha do curso de graduação de educação física licenciatura e bacharelado pelos seus discentes, do Centro Universitário Augusto Motta, levando em considerações pesquisas feita na Universidade, no polo de Campo Grande, com as turmas envolvidas sendo os primeiros períodos da licenciatura e bacharelado e os períodos em formação de ambas. Quais são os fatores determinantes para a escolha do curso e da instituição, sendo assim com a realização da pesquisa de campo busca-se compreender como é visto e vivenciado o desenvolvimento vocacional do discente do curso de educação física (licenciatura e bacharelado), como é sua inserção no curso e no decorrer, como esse discente vê o campo de atuação e quais as expectativas para o mesmo. Buscamos analisar e compreender como o discente tomou a decisão na escolha do curso de educação física da instituição, como o mesmo vê o curso, o mercado, suas expectativas e o fator determinante principal, sua visão como calouro e sua visão posteriormente, como formando. Para tal usamos questionários devidamente validados, O estudo se caracteriza como transversal, do tipo descritivo-diagnóstico e de levantamento de informações. Quanto a abordagem do problema, caracteriza-se como uma pesquisa quali-quantitativa. Espera-se que as evidencias encontradas possam fornecer indicadores acerca da efetividade das reformulações curriculares realizadas nos cursos de graduação em Educação Física do Centro Universitário Augusto Motta, bem como contribuir para o aprimoramento continuo da formação inicial oferecida aos estudantes.