Alfabetização e Letramento na Aprendizagem Digital: Uma Análise da Contribuição das Metodologias Ativas
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021304p75Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Metodologias ativas, Ensino híbridoResumo
Esse artigo tem por finalidade analisar o processo de alfabetização e letramento tendo em vista a aprendizagem digital e as metodologias ativas. No trilhar desta escrita apresenta-se um breve histórico sobre a alfabetização e letramento, desde os tempos do ensino tradicional até os dias de hoje. Seguindo a temática reflete-se sobre a alfabetização e o letramento nos dias atuais levando em conta a utilização dos recursos tecnológicos. E por fim, para integrar a atualidade no processo da escrita emerge a temática das metodologias ativas, trazendo um recorte dos tempos atuais pandêmicos na escolarização, apresentando as novas possibilidades para a educação. Como base para este texto elencou-se Micotti (2006), Soares (2016), Moran (2017), Guimarães (2018), Ferreiro (2017), como referenciais bases. Com isso pode-se perceber que o alunado hoje já domina as áreas tecnológicas e cabe ao docente se reinventar para realizar o processo de ensino e aprendizagem mais leve e agradável, tornando mais significativo, ou seja, associar as ferramentas digitais do século XXI como um recurso para o desenvolvimento do letramento e sua contribuição para a alfabetização e para as práticas pedagógicas alfabetizadoras.