Alfabetização e Letramento na Aprendizagem Digital: Uma Análise da Contribuição das Metodologias Ativas

Autores

  • Ingrid da Silva do Amaral Rodrigues UNISUAM
  • Ana Lucia Guimarães UNISUAM
  • Mariana Nogueira da Motta UNISUAM
  • Tainá Patrícia Barbosa da Silva UNISUAM

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021304p75

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Metodologias ativas, Ensino híbrido

Resumo

Esse artigo tem por finalidade analisar o processo de alfabetização e letramento tendo em vista a aprendizagem digital e as metodologias ativas. No trilhar desta escrita apresenta-se um breve histórico sobre a alfabetização e letramento, desde os tempos do ensino tradicional até os dias de hoje. Seguindo a temática reflete-se sobre a alfabetização e o letramento nos dias atuais levando em conta a utilização dos recursos tecnológicos. E por fim, para integrar a atualidade no processo da escrita emerge a temática das metodologias ativas, trazendo um recorte dos tempos atuais pandêmicos na escolarização, apresentando as novas possibilidades para a educação. Como base para este texto elencou-se Micotti (2006), Soares (2016), Moran (2017), Guimarães (2018), Ferreiro (2017), como referenciais bases. Com isso pode-se perceber que o alunado hoje já domina as áreas tecnológicas e cabe ao docente se reinventar para realizar o processo de ensino e aprendizagem mais leve e agradável, tornando mais significativo, ou seja, associar as ferramentas digitais do século XXI como um recurso para o desenvolvimento do letramento e sua contribuição para a alfabetização e para as práticas pedagógicas alfabetizadoras. 

Downloads

Publicado

2022-01-15

Como Citar

Rodrigues , I. da S. do A. ., Guimarães, A. L., Motta , M. N. da ., & Silva, T. P. B. da . (2022). Alfabetização e Letramento na Aprendizagem Digital: Uma Análise da Contribuição das Metodologias Ativas. Epitaya E-Books, 1(9), 75-88. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021304p75

Edição

Seção

Capítulo de Livro