A Sala de Aula Invertida e o Uso do Aplicativo TIKTOK: Uma Contribuição Para Formação Continuada de Professores no Contexto da Pandemia Covid-19

Autores

  • Ingrid da Silva do Amaral Rodrigues UNISUAM
  • Ana Lucia Guimarães UNISUAM

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022427p172

Palavras-chave:

educação continuada, ensino híbrido, aplicativo tiktok, planejamento, metodologia educacional

Resumo

Esse artigo foi com o propósito de refletir a importância da formação continuada dos professores, seus benefícios frente ao domínio nas ferramentas educacionais e o recurso do aplicativo TIKTOK, uma rede social, em aulas híbridas, visto que, o acesso a esse aplicativo vem crescendo e os alunos conseguem, através de vídeos de 60 segundos ou menos, absorver as informações divulgadas e repostadas. Esse artigo busca estabelecer a relação entre a formação continuada e a possível continuidade de aulas híbridas, uma vez que o aluno, inserido em seu contexto social, tem acesso às ferramentas digitais. De forma inclusiva, reflexiva e adquirida pela a maioria dos alunos, o uso da tecnologia midiática vem crescendo na sociedade, e cabe a área da educação estimular de forma democrática e funcional, todos estes recursos para aprimorar o planejamento de aula, o cognitivo e o ensinar e aprender com essas novas tecnologias midiáticas. Além das diretrizes trazidas pela BNCC (BRASIL,2017), autores como MORAN (2015) e GUIMARÃES (2021), farão parte da reflexão acerca da importância e valorização da formação continuada dos professores e, da relação educação e tecnologias digitais. Aqui, focamos, especificamente, em um olhar mais direcionado para o uso da rede social de recurso midiático TIKTOK no planejamento e como metodologia para uma aula dinâmica e criativa

Downloads

Publicado

2022-03-10

Como Citar

Rodrigues, I. da S. do A. ., & Guimarães, A. L. (2022). A Sala de Aula Invertida e o Uso do Aplicativo TIKTOK: Uma Contribuição Para Formação Continuada de Professores no Contexto da Pandemia Covid-19. Epitaya E-Books, 1(5), 172-186. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022427p172

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)