A Construção de um Projeto: Aprender e Ensinar com Ferramentas Digitais - Protagonismo e Empatia

Autores

  • Ana Lucia Guimarães UNISUAM

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021304p231

Palavras-chave:

Ensinar e aprender, Formação de professores, Ferramentas digitais, Protagonismo, Empatia

Resumo

Este projeto busca refletir sobre as perspectivas de construção de práticas inovadoras em educação, procurando considerar que as ferramentas digitais e a era da cultura digital têm um significado fundamental em novas propostas de formação de professores. Por outro lado, temos como alvo a compreensão de que o educar para todos precisa ressignificar o aprender e ensinar, de modo que além de incorporar as ferramentas digitais, tais como aplicativos e plataformas virtuais de aprendizagem, nos diferentes espaços de aprendizagem, enfatizem também a valorização do protagonismo do aluno em seu desenvolvimento educacional e a qualidade socioemocional da empatia, que pode e deve ser cada vez mais estimulada na prática docente para um novo fazer pedagógico, mais inclusivo, plural e contextualizado. O objetivo é contribuir para a formação de professores da Educação básica com o incentivo do uso de ferramentas digitais em favor da aprendizagem, a partir de um desenho educacional, no qual professores e alunos interagem com um forte estímulo ao protagonismo estudantil, a mediação da construção de novos saberes, possibilitada pelas oportunidades criadas por docentes com atitudes empáticas mais aguçadas. Para tanto, pensamos em ofercer oficinas lúdicas e formativas que possam despertar e fundamentar um pouco mais as vivências e práticas docentes na Educação Básica.Justifica-se, assim, essa proposta de intervenção e olhar pedagógico, porque toda a educação do século XXI está calcada nos quatro pilares fundamentais: educar para ser, conviver, fazer e conhecer. Portanto, como vimos em nossos estudos, é preciso formar professores dentro de sua própria realidade de debate, troca e motivação. Nesse sentido, atualizar a formação de professores da educação básica urge como uma medida que visa favorecer um aprendizado mais significativo para o aluno e atualizado para nosso contexto de vida.

Downloads

Publicado

2022-01-15

Como Citar

Guimarães, A. L. (2022). A Construção de um Projeto: Aprender e Ensinar com Ferramentas Digitais - Protagonismo e Empatia. Epitaya E-Books, 1(9), 231-240. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021304p231

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)