FUNDADAMENTOS E PRINCÍPIOS TEÓRICOS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EM PARCERIA COM A PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO DOS PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Fernando Pereira dos Santos Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024271p207

Palavras-chave:

Aprendizagem, Dificuldades, Leitura, Escrita

Resumo

O Presente estudo de pesquisa parte da necessidade de refletir sobre “Como a psicopedagogia institucional pode atuar nos problemas e dificuldades de aprendizagem”. O estudo será desenvolvido como uma pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo, objetivo de fazer uma abordagem sobre a atuação e a importância do Psicopedagogo juntamente com o Psicólogo Escolar e Educacional dentro da instituição escolar, como também perceber que sendo desenvolvida de forma adequada contribuirá bastante para que este aluno seja um adulto crítico. As causas do não aprender podem ser desenvolvidas de várias maneiras, tais como: estruturas familiares mais adequadas de acordo com a necessidade de cada criança e/ou adolescentes no lar, as dificuldades de leituras e escritas, a dislexia. A proposta apresentada será desenvolvida através de uma pesquisa bibliográfica tendo com abordagem dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita: o papel do psicopedagogo e do psicólogo frente às dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita. A intenção dessa pesquisa bibliográfica tem como finalidade: mostrar a importância de identificar as dificuldades relacionadas a leitura e a escrita, causando assim, o interesse por parte dos mesmos, levando em consideração o incentivo à permanência na sala de aula. Dessa forma, este trabalho foi organizado com intuito de prestar melhor elucidação acerca da temática. No entanto, embora as informações estejam distribuídas no decurso de todo o estudo é importante mencionarmos que elas não são indissociáveis, mas complementares no que tange a sua discussão com base nos fundamentos e princípios teóricos da psicopedagogia como também da perspectiva da psicologia escolar e educacional.

Downloads

Publicado

2024-03-31

Como Citar

Barbosa, F. P. dos S. . (2024). FUNDADAMENTOS E PRINCÍPIOS TEÓRICOS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EM PARCERIA COM A PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO DOS PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Epitaya E-Books, 1(60), 207-222. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024271p207

Edição

Seção

Capítulo de Livro

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.