A ADOÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO PROMOTOR DO ENGAJAMENTO ESTUDANTIL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.47879/ed.ep.2024721p119Palavras-chave:
Tecnologias, Aprendizagem, EnsinoResumo
O presente artigo aborda o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs, no âmbito dos anos finais do Ensino Fundamental, objetivando o engajamento estudantil e o desenvolvimento efetivo do processo de aprendizagem, tornando-o mais acessível, dinâmico e produtivo. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, na qual foi realizada a análise de diversos posicionamentos relacionados à inserção das TDICs em ambiente escolar, assincronamente ou de forma síncrona, destacando também os aspectos extraescolar delas. Ao longo do trabalho discutem-se as ideias de diversos teóricos acerca dos impactos das tecnologias no ambiente de ensino de forma ampla e, principalmente, no contexto específico da etapa escolar citada anteriormente, ressaltando os pontos positivos e considerando a superação dos desafios impostos na adoção de ferramentas digitais em sala de aula, levando em consideração todo o contexto escolar brasileiro. Portanto, buscou-se enriquecer o debate acadêmico a respeito do uso de tecnologias digitais em sala de aula, podendo servir de base para estudos e trabalhos posteriores. Como conclusão, observou-se o amplo conjunto de possibilidades que os recursos digitais possibilitam, porém, condicionados a diversos fatores relevantes a serem considerados no exercício docente nos anos finais do Ensino Fundamental.